Introdução
O que é o E-Docs?
O E-Docs é o sistema usado pelo Governo do Espírito Santo para criar, enviar, assinar e acompanhar documentos e processos de forma 100% digital. Ele foi criado para tornar o serviço público mais rápido, transparente e sem papel — economizando recursos e facilitando o acesso às informações.
Com o E-Docs, qualquer pessoa pode acompanhar processos administrativos de seu interesse, solicitar informações ou consultar documentos públicos, respeitando a legislação vigente, como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O sistema também permite que cidadãos e cidadãs recebam documentos oficiais do governo, como notificações ou comunicados, de forma segura e digital. Em alguns casos, é possível assinar digitalmente documentos, sem precisar se deslocar até um órgão público.
O acesso ao E-Docs pode ser feito com login simples ou, quando necessário, com certificado digital — garantindo a autenticidade das informações. Tudo isso para oferecer mais comodidade, segurança e transparência no relacionamento entre o Estado e a sociedade.
Para quem é este manual?
Este manual foi elaborado para orientar cidadãos e cidadãs que utilizam o sistema E-Docs para acessar documentos e processos eletrônicos junto ao Governo do Estado do Espírito Santo.
Se você recebeu uma notificação por e-mail, precisa consultar um processo em que é parte interessada, deseja acompanhar um pedido feito a um órgão público ou assinar um documento digitalmente, este manual vai ajudar você a realizar essas ações de forma simples, rápida e segura.
Aqui, você encontrará instruções passo a passo, imagens da tela do sistema e explicações claras sobre como utilizar o E-Docs como usuário externo, ou seja, como alguém que não trabalha no governo, mas interage com ele por meio do sistema.
Nosso objetivo é garantir que você tenha autonomia no uso da plataforma, com uma experiência digital acessível, transparente e eficiente.